Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

08 de Maio de 2013, 10:01

Estudo

A palavra "mãe" tem o mesmo som desde a idade da pedra

Os investigadores conseguiram determinar algumas palavras que mudaram muito pouco ao longo do tempo Os investigadores conseguiram determinar algumas palavras que mudaram muito pouco ao longo do tempo Imagem: SXC

Linguistas britânicos concluíram que os nossos antepassados que viveram na Europa na Pré-História utilizavam certas palavras que são reconhecíveis em línguas modernas, mantendo o mesmo significado.

“Alguns nomes, verbos, adjetivos e advérbios descendem de uma linguagem utilizada pelo Homem há cerca de 15.000 anos”, disse Mark Pagel, autor do estudo e professor de Biologia Evolutiva no Reino Unido, citado pela AFP, dando como exemplo as palavras eu, nós, vós, mãe e casca.

Com recurso a um modelo informático, os investigadores conseguiram determinar algumas palavras que mudaram muito pouco ao longo do tempo, o que comprova a existência de uma grande família de línguas que unifica sete grupos da Eurásia, revela o estudo.

Até agora os linguistas baseavam-se a investigação apenas no estudo de sons similares entre palavras para perceber aquelas que tinham origem ancestral comum.

Nesta pesquisa, a equipa de Mark Pagel partiu do princípio que as palavras utilizadas quotidianamente provavelmente permaneceram imutáveis durante longos períodos.

“Descobrimos que os substantivos, pronomes e advérbios são substituídos com menos frequência, ou seja, uma vez a cada 10.000 anos ou mais”, declarou. 

Lusa

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade