Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

02 de Julho de 2013, 18:31

Data Center da PT na Covilhã garante 400 empregos diretos na 1.ª fase

Data Center da PT na Covilhã Data Center da PT na Covilhã Imagem: PT

Zeinal Bava falava momentos antes de ligar o relógio de contagem decrescente que foi instalado no centro daquela cidade e que marca os dias, horas, minutos e segundos que faltam para a inauguração do novo centro de dados, a 23 de setembro.

Zeinal Bava explicou que dos 400 postos de trabalho, 100 já estão vinculados ao Data Center da Covilhã. Destes 100, 70 são quadros da PT que vão transferir-se para a cidade e 30 são técnicos contratados na região. Números que aumentam exponencialmente quando se trata de postos de trabalho indireto: mil, de acordo com um levantamento da PT e tendo como base apenas a primeira fase.

Recorde-se que o Data Center da PT será um dos maiores do mundo e será concretizado em fases distintas. As duas primeiras implicam um investimento de 90 milhões de euros.

A primeira fase está praticamente concluída e pronta a entrar em funcionamento já em setembro. Na entrada da Covilhã é já possível ver a estrutura em formato de cubo onde ficarão mais de 12.500 servidores. Os serviços que estes disponibilizam já estão a ser comercializados e o responsável da empresa aproveitou a cerimónia de hoje para incitar o departamento de vendas a concretizar o maior número de contratos possível. "Este relógio também lhes marca um prazo. No dia 23 de setembro queremos assinar, 10, 20 ou 30 contratos com clientes europeus, americanos e de todo o mundo", disse.

Entre esses clientes poderão estar concorrentes da PT, garantiu Zeinal Bava, que não vê razão para que outros "não possam também usufruir" desta estrutura. Zeinal Bava garantiu ainda que é pretensão da PT concretizar a construção de quatro blocos. Nessa altura, o Data Center terá 50 mil servidores capazes de armazenar 30 'petabytes', o correspondente a 75 milhões de filmes em alta definição, mais 14 mil milhões de fotografias, e três mil milhões de músicas.

O projeto é da autoria do arquiteto Carrilho da Graça e contempla a utilização de sistemas de refrigeração ambientalmente responsáveis, o aproveitamento de energia solar e um parque eólico com 28 torres. No total, estima-se uma poupança de 144 mil toneladas de CO2 e de 40% de energia solar.

A primeira pedra foi lançada em outubro de 2011, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Para a cerimónia de inauguração ainda se desconhece quais as presenças governamentais. Zeinal Bava não revela, para já, se fez convites, tal como recusa tecer comentários acerca das recentes mudanças governamentais.

Lusa

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade