Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

21 de Outubro de 2011, 14:51

Foguetão «Soyuz» partiu da Guiana Francesa com satélites «Galileo»

Satélite Galileo Satélite Galileo Imagem: EPA/G. BARBASTE / CNES

Financiado a 100 por cento pela Comissão europeia e executado pela Agência Espacial Europeia (ESA), Galileo assegura poder fornecer uma melhor cobertura e uma melhor precisão que os concorrentes (GPS norte-americano e GLONASS russo).

Esta missão do «Soyuz» deverá demorar três horas e 50 minutos, de acordo com a agência noticiosa francesa AFP. Os motores do foguetão russo começaram a funcionar como previsto às 7:30 locais (11:30 em Lisboa) e cerca de dois minutos mais tarde, o foguetão separou-se dos quatro propulsores e continuou o percurso para o espaço.

Menos de dez minutos depois da descolagem, o terceiro módulo do foguetão deve separa-se do andar superior “Fregat”, que contem os dois satélites os dois primeiros satélites do sistema de navegação europeu “Galileo”.

Posteriormente, os motores dos “Fregat” entrarão em funcionamento para pôr em órbita, a mais de 23.000 quilómetros de altitude às 11:20 na Guiana Francesa (15:20 em Lisboa) os dois satélites“Galileo”.

Enquanto que o GPS dispõe de 24 satélites a 20.200 quilómetros de altitude, o programa “Galileo” prevê dispor de 30 a 23.222 quilómetros.

Sistema «Galileo» é de importância estratégica para a Europa , diz Durão Barroso

Para José Manuel Durão Barroso, o sistema «Galileo» “é de importância estratégica, não só para a competitividade na indústria europeia e a criação de emprego, mas também para assegurar a independência da Europa na tecnologia e política espacial”.

O sistema «Galileo», que estará operacional em 2014, “irá melhorar o quotidiano”, referiu ainda Durão Barroso, exemplificando com o aperfeiçoamento do sistema de posicionamento e da segurança nas transações bancárias.

O líder do executivo comunitário salientou ainda que os benefícios que as indústrias europeias podem tirar do «Galileo» – como uma melhor gestão de frotas – poderão ascender ao 90 mil milhões de euros, nos próximos 20 anos. “O lançamento dos primeiros satélites 'Galileo' é um grande passo para a Europa e cidadãos”, salientou Durão Barroso.

O foguetão russo “Soyuz” descolou hoje de Kourou, na Guiana Francesa, transportando a bordo os dois primeiros satélites «Galileo», projeto europeu concorrente do «GPS» norte-americano.

SAPO

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade